quarta-feira, 29 de julho de 2009

10 Coisas que aprendi fazendo um curta - Jim Capobianco

3) Metas, metas,metas


Leo correndo com o objetivo de voar

Sem prazos você vai ficar fazendo o filme pra sempre. Primeiro você precisa ter uma meta geral, uma meta ideal, a meta emocional. Ela deve responder à pergunta: " Por que estou fazendo isso?"

Em segundo lugar é preciso ter uma meta de conclusão: "Vou terminar um filme em cinco anos e exibir no Annecy!" Sinceramente, trabalhando com isso, depois de algum tempo isso vai dobrar ou triplicar. Se ese fosse o objetivo da viagem da Apollo à Lua seria: " No final desta década vamos levar o homem a lua e traze-lo de volta novamente." Então para quando ou que evento você está fazendo seu filme? Escreva. O primeiro passo para você atingir uma meta é colocá-la no papel.

Agora você precisa separar os eventos principais para a conclusão dessa meta. Para a meta missão à Lua,seria: aprender como mandar uma homem para a Lua, programa Gemini, construir o foguete, etc. Para animação poderia ser: aprender a animar, assumindo que você já saiba pode ser fazer o storyreel até uma certa data, criar os personagens, começar a animar, etc.

Isto é muito geral ainda, então cada um destes eventos principais precisa ser quebrado em muitos outras metas menores executáveis que te levam a "pequenas vitórias". Durante o Gemini eles tinham um checklist (uma lista de afazeres ) do que fazer para preparar um astronauta e a NASA para garantir que eles chegariam a lua e voltariam. Completando cada item desta lista, suas pequEnas vitórias te darão mais segurança e confiança, sem falar que te manterão "aceso" durante o longo e solitário caminho de completar sua meta.

3 comentários:

Paulo Crumbim disse...

olá sou amigo do daniel 3d, conheeci seu blog por ele, bem bacana seus posts, estarei acompanhando, abraço

Bruno Covolan disse...

Putz, Vivi, que legal ver que vc continuou nesse caminho... Vc mostrava tanta paixão, mesmo.

Bem legal e parabéns!

paulo crumbim disse...

uma ajuda em aquarela? http://gcarcamo.blogspot.com/ carcamo, ele ministra cursos de aquarela, só ficar de olho quando acontecer o próximo, eu já fiz e recomendo, abraço