terça-feira, 21 de julho de 2009

10 Coisas que aprendi fazendo um curta - Jim Capobianco

1) Aqueles que ajudam precisam de algo em troca

Talvez uma das lições mais importantes que eu tenha aprendido trabalhando no Leonardo e trabalhando com pessoas é que todo mundo precisa ganhar algo em troca de sua colaboração. Eu levei um certo tempo para entender isso. Quando comecei, um amigo me avisou que ninguém entrega se você não paga . Eu pensei " Oh não, eles vão amar o projeto. Eles vão querer participar, e além do mais, são meus amigos." Bom, ele estava certo em parte. O que eu aprendi foi : você, o criador principal, tem o filme e tudo de bom (e de ruim) que vem com ele, os artistas que trabalham pra você, se vão te entregar algo, precisam de algo em troca também. Essa recompensa é geralmente pensada na forma de dinheiro, mas sinceramente mesmo quando as pessoas são pagas o trabalho bom de verdade vem quando eles estão alongando um velho músculo, tentando fazer algo novo e/ou sendo desafiados. Eu vejo isso no trabalho o tempo todo e aconteceu no "Seu amigo o Rato" (curta dirigido por ele, lançado junto com o filme Ratatouille). O filme poderia ser a chance de eles fazerem algo que normalmente não fariam. Em geral, é duro conseguir pessoas que trabalhem por nada, em seu tempo livre, sem que tenham algum benefício com isso. Por exemplo, meu primeiro editor, Chris Vallance, era assistente de edição, ele precisava de algo para mostrar seu trabalho. Então disse a ele que estava fazendo o storyboard de um curta e perguntei se ele queria me ajudar a montá-lo. Chris aceitou e tenho de agradecer a ele por fazer a coisa funcionar e ele ganhou experiência, uma material bom para sua demo e um amigo eternamente grato. Por isso procure alguém que não esteja fazendo algo que queira fazer ( como você não está, e talvez por isso esteja fazendo um curta) e de a ele a chance de fazê-lo.

Um adendo: é importante perceber que ninguém vai se preocupar mais com o seu filme do que você. Muitas pessoas passaram pela produção de Leo, algumas ajudaram e outras não, não importando quão boas eram suas intenções. Isso é o que se espera e não há má vontade, apenas siga em frente. Mas você deve estar preparado para preencher as lacunas que os outros deixaram ou ter um plano B. Por exemplo: foi difícil conseguir que algum animador fizesse diversas alterações nas cenas deles. Então fui e consertei eu mesmo as cenas. Claro que dizia ao animador que estava fazendo isso. Eles pareciam não se importar.

Leonardo Trailer from jim Capobianco on Vimeo.

Nenhum comentário: