sexta-feira, 13 de novembro de 2009

10 Coisas que aprendi fazendo um curta - Jim Capobianco

7) Use o que você tem

Este também pode ser chamado de “Use o que você sabe”. Teoricamente se um tubarão pra de nadar, de se mover ele morre. É isso que você precisa fazer, continuar em movimento, não morrer. Basicamente se você precisa fazer um filme, você vai lá e faz e não deixa nada atrapalhar seu caminho. Se você não sabe animar, faça um curta filmado. Se você não tem um sistema para fazer pencil test ( teste de animação de personagens 2D), não deixe isso te brecar.
Durante dois anos eu escaneei desenhos e ajustei o timming no Adobe Premier (o que demorou muito) até eu encontrar um pencil test que eu pudesse pagar. Hoje você pode animar direto no computador com toon boom e TV paint. Se você não pode pagar por eles, anime com massinha, recortes ou objetos com stop motion, é bem barato. Existem muitas maneiras. Seja criativo. Você irá perceber que produzindo, outras oportunidades começam a aparecer.
Comece usando o que você sabe. Eu entendia de animação 2D clássica, eu não ia começar um projeto de animação usando computação gráfica ou mesmo animação em Flash pra contar minha história. Eu levaria um certo tempo para aprender sobre essas áreas.( Mas se aprender um novo programa ou uma nova forma de animar é o objetivo principal do seu filme, então é isso que você deve fazer.) Meu objetivo principal era saber se eu conseguiria fazer um filme sozinho. Animação 2D e storyboard era o que eu sabia. Na verdade tudo que eu sabia fazer era storyboard e podia começar por aí. Mas o importante é que eu estava disposto a aprender outras coisas que fossem necessárias. Nada iria me impedir e nada deve impedir você.Nada impediu Da Vinci.

Nenhum comentário: