sexta-feira, 6 de novembro de 2009

10 Coisas que aprendi fazendo um curta - Jim Capobianco

6) Tem que ser um hobby que você ama

Aqui a gente volta na "meta do por que"? Eu levei mais de 10 anos pra fazer Leonardo. Durante esse tempo as pessoas me perguntavam se eu estava cansado do projeto ou impressionado porque ele estava acontecendo. Eu dizia a eles "algumas pessoas adoram pescar, eu trabalho no meu curta". Não é a melhor analogia, pois diferente de qualquer outro hobby, o curta tem um fim. Mas o ponto é que como em um hobby você curte fazer e não necessariamente o resultado final. Curta o processo. Isto não significa que não existam frustrações, a linha se emaranha, o peixe escapa, mas no todo é algo muito interessante, desafiador e prazeirozo de se fazer.
Se este não é o caso, e você preferiria passar as suas férias, ... pescando, ao invés de trabalhando em um pedaço da sua animação, talvez produzir um curta de animação não seja pra você. Se você também está mais preocupado em terminar o projeto e ganhar o Oscar ou algo assim, as chances são de você não terminar ou de ficar uma porcaria. Pode ser uma caminho longo, duro e solitário e eu acredito que você deve curtir participar e ver a evolução do projeto. Lidar com as falhas, agradecê-los por te ensinar algo, se recompor e começar denovo.
Mas tem que ter um final porque isso também é parte do processo de fazer um filme.Então você tem que cortar a isca ( eu realmente não tinha a intenção de continuar com a analogia da pesca até aqui, mas vamos lá) e mover para uma nova lagoa.
Estas últimas lições são truques, na verdade. Quando eu estava crescendo minha família se orgulhava da procrastinação, " por que fazer algo hoje se você pode deixar pra amanhã?" era uma frase familiar. Tive que arranjar formas de mudar meus hábitos. Agora não consigo me ver vivendo de outro jeito.

Um comentário:

Amanda disse...

Vivii .. vou add seu blog no meu =D
Beiiijos

é a Amanda da Melies !