domingo, 26 de julho de 2009

10 Coisas que aprendi fazendo um curta - Jim Capobianco

2) Tenha um plano



Eu não me canso de dizer isso. Você tem que ter um plano para o seu filme. Um rascunho. Me parece um pouco ridículo pensar que as pessoas não tenham, mas elas não tem. As vezes as pessoas pensam ter um plano mas ele acaba indo por água abaixo quando a primeira dificuldade ou nova idéia aparece.
Planeje o projeto desde os primeiros rascunhos,passando pelo storyboard ( sequência de desenhos que conta sua história), até o storyreel ( vídeo feito com as ilustrações do storyboard). Tenha seus movimentos de camera, atuações e a relação do personagem com a camera o mais definido possível antes de começar a sua animação. Isso vai te fazer economizar muito tempo, dinheiro e dor de cabeça durante o processo.
Além disso você terá um esboço do filme que ajudará a conseguir ajuda e talvez investidores. Você deve inclusive usá-lo para pedir opiniões sobre seu filme. Isto é muito importante e você não deve ter medo neste estágio de receber críticas. Mostre as pessoas que você respeita a opinião delas e mostre também a alguns desconhecidos. Mostre pra sua mãe, mas ela não conta...Mas tenha cuidado, muitas opiniões podem mudar o rumo da sua história. Se alguém não gostar de algo sempre pergunte o por que. Busque a crítica construtiva. Não fique chateado, apenas considere o comentário. Filtre os comentários durante alguns dias, não reaja imediatamente de forma negativa ou positiva. Idéias que você não concordava no início podem parecer boas depois de alguns dias, e idéias que você amou no começo, pode perceber que não funcionam. Lembre-se você é o diretor. Seja firme nas suas decisões finais. Eu mostrei o curta para alguns dos grandes diretores no meu trabalho. Eles fizeram alguns comentários (não conseguem não fazer) mas as idéias deles eram diferentes. Você tem que tomar cuidado determinados comentários. Neste caso eles não fariam meu filme ser melhor e eu fui tomado por um forte sentimento de poder: onde normalmente eu teria que aceitar e executar essas idéias (tratam-se de diretores), eu não tinha que fazê-lo. A escolha era minha.




Depois de planejar o storyreel, planeje o resto do filme. Organize como uma produção real. Na verdade é uma produção real então pense nela como tal.
Fiz modelos, filmes de referência e exposure sheets ( documento de animação clássica no qual o diretor dá uma idéia do timming e organização das cenas em camadas). Fiz até maquetes para eles. O filme foi dividido em 60 planos e estes foram divididos em 13 sequencias baseadas na localização e no momento da história. Para cada cena foi feito um pacote com exposure sheets, desenho dos personagens e um rascunho do cenário se houvesse um. Eu calculei quanto papel para animação precisaríamos e comprei tudo de uma vez só. Os arquivos no computador são organizados por sequências e cenas. Existem diversos detalhes além da organização e do planejamento que são fundamentais para manter a sua sanidade, para economizar dinheiro e para finalizar o filme.


por Jim Capobianco -leoanimation.blogspot.com

3 comentários:

Erick Azevedo disse...

Parabéns Vivi...
Ótimo blog!
Abraço.

Rene Singer disse...

parabéns pelo blog Vivi!
adorei, com bastante conteúdo, que é iportante...
abs!

Vivi Adade disse...

Obrigada!! Estou sempre na busca de mais coisas boas pro blog :)