quarta-feira, 29 de julho de 2009

10 Coisas que aprendi fazendo um curta - Jim Capobianco

3) Metas, metas,metas


Leo correndo com o objetivo de voar

Sem prazos você vai ficar fazendo o filme pra sempre. Primeiro você precisa ter uma meta geral, uma meta ideal, a meta emocional. Ela deve responder à pergunta: " Por que estou fazendo isso?"

Em segundo lugar é preciso ter uma meta de conclusão: "Vou terminar um filme em cinco anos e exibir no Annecy!" Sinceramente, trabalhando com isso, depois de algum tempo isso vai dobrar ou triplicar. Se ese fosse o objetivo da viagem da Apollo à Lua seria: " No final desta década vamos levar o homem a lua e traze-lo de volta novamente." Então para quando ou que evento você está fazendo seu filme? Escreva. O primeiro passo para você atingir uma meta é colocá-la no papel.

Agora você precisa separar os eventos principais para a conclusão dessa meta. Para a meta missão à Lua,seria: aprender como mandar uma homem para a Lua, programa Gemini, construir o foguete, etc. Para animação poderia ser: aprender a animar, assumindo que você já saiba pode ser fazer o storyreel até uma certa data, criar os personagens, começar a animar, etc.

Isto é muito geral ainda, então cada um destes eventos principais precisa ser quebrado em muitos outras metas menores executáveis que te levam a "pequenas vitórias". Durante o Gemini eles tinham um checklist (uma lista de afazeres ) do que fazer para preparar um astronauta e a NASA para garantir que eles chegariam a lua e voltariam. Completando cada item desta lista, suas pequEnas vitórias te darão mais segurança e confiança, sem falar que te manterão "aceso" durante o longo e solitário caminho de completar sua meta.

domingo, 26 de julho de 2009

10 Coisas que aprendi fazendo um curta - Jim Capobianco

2) Tenha um plano



Eu não me canso de dizer isso. Você tem que ter um plano para o seu filme. Um rascunho. Me parece um pouco ridículo pensar que as pessoas não tenham, mas elas não tem. As vezes as pessoas pensam ter um plano mas ele acaba indo por água abaixo quando a primeira dificuldade ou nova idéia aparece.
Planeje o projeto desde os primeiros rascunhos,passando pelo storyboard ( sequência de desenhos que conta sua história), até o storyreel ( vídeo feito com as ilustrações do storyboard). Tenha seus movimentos de camera, atuações e a relação do personagem com a camera o mais definido possível antes de começar a sua animação. Isso vai te fazer economizar muito tempo, dinheiro e dor de cabeça durante o processo.
Além disso você terá um esboço do filme que ajudará a conseguir ajuda e talvez investidores. Você deve inclusive usá-lo para pedir opiniões sobre seu filme. Isto é muito importante e você não deve ter medo neste estágio de receber críticas. Mostre as pessoas que você respeita a opinião delas e mostre também a alguns desconhecidos. Mostre pra sua mãe, mas ela não conta...Mas tenha cuidado, muitas opiniões podem mudar o rumo da sua história. Se alguém não gostar de algo sempre pergunte o por que. Busque a crítica construtiva. Não fique chateado, apenas considere o comentário. Filtre os comentários durante alguns dias, não reaja imediatamente de forma negativa ou positiva. Idéias que você não concordava no início podem parecer boas depois de alguns dias, e idéias que você amou no começo, pode perceber que não funcionam. Lembre-se você é o diretor. Seja firme nas suas decisões finais. Eu mostrei o curta para alguns dos grandes diretores no meu trabalho. Eles fizeram alguns comentários (não conseguem não fazer) mas as idéias deles eram diferentes. Você tem que tomar cuidado determinados comentários. Neste caso eles não fariam meu filme ser melhor e eu fui tomado por um forte sentimento de poder: onde normalmente eu teria que aceitar e executar essas idéias (tratam-se de diretores), eu não tinha que fazê-lo. A escolha era minha.




Depois de planejar o storyreel, planeje o resto do filme. Organize como uma produção real. Na verdade é uma produção real então pense nela como tal.
Fiz modelos, filmes de referência e exposure sheets ( documento de animação clássica no qual o diretor dá uma idéia do timming e organização das cenas em camadas). Fiz até maquetes para eles. O filme foi dividido em 60 planos e estes foram divididos em 13 sequencias baseadas na localização e no momento da história. Para cada cena foi feito um pacote com exposure sheets, desenho dos personagens e um rascunho do cenário se houvesse um. Eu calculei quanto papel para animação precisaríamos e comprei tudo de uma vez só. Os arquivos no computador são organizados por sequências e cenas. Existem diversos detalhes além da organização e do planejamento que são fundamentais para manter a sua sanidade, para economizar dinheiro e para finalizar o filme.


por Jim Capobianco -leoanimation.blogspot.com

terça-feira, 21 de julho de 2009

10 Coisas que aprendi fazendo um curta - Jim Capobianco

1) Aqueles que ajudam precisam de algo em troca

Talvez uma das lições mais importantes que eu tenha aprendido trabalhando no Leonardo e trabalhando com pessoas é que todo mundo precisa ganhar algo em troca de sua colaboração. Eu levei um certo tempo para entender isso. Quando comecei, um amigo me avisou que ninguém entrega se você não paga . Eu pensei " Oh não, eles vão amar o projeto. Eles vão querer participar, e além do mais, são meus amigos." Bom, ele estava certo em parte. O que eu aprendi foi : você, o criador principal, tem o filme e tudo de bom (e de ruim) que vem com ele, os artistas que trabalham pra você, se vão te entregar algo, precisam de algo em troca também. Essa recompensa é geralmente pensada na forma de dinheiro, mas sinceramente mesmo quando as pessoas são pagas o trabalho bom de verdade vem quando eles estão alongando um velho músculo, tentando fazer algo novo e/ou sendo desafiados. Eu vejo isso no trabalho o tempo todo e aconteceu no "Seu amigo o Rato" (curta dirigido por ele, lançado junto com o filme Ratatouille). O filme poderia ser a chance de eles fazerem algo que normalmente não fariam. Em geral, é duro conseguir pessoas que trabalhem por nada, em seu tempo livre, sem que tenham algum benefício com isso. Por exemplo, meu primeiro editor, Chris Vallance, era assistente de edição, ele precisava de algo para mostrar seu trabalho. Então disse a ele que estava fazendo o storyboard de um curta e perguntei se ele queria me ajudar a montá-lo. Chris aceitou e tenho de agradecer a ele por fazer a coisa funcionar e ele ganhou experiência, uma material bom para sua demo e um amigo eternamente grato. Por isso procure alguém que não esteja fazendo algo que queira fazer ( como você não está, e talvez por isso esteja fazendo um curta) e de a ele a chance de fazê-lo.

Um adendo: é importante perceber que ninguém vai se preocupar mais com o seu filme do que você. Muitas pessoas passaram pela produção de Leo, algumas ajudaram e outras não, não importando quão boas eram suas intenções. Isso é o que se espera e não há má vontade, apenas siga em frente. Mas você deve estar preparado para preencher as lacunas que os outros deixaram ou ter um plano B. Por exemplo: foi difícil conseguir que algum animador fizesse diversas alterações nas cenas deles. Então fui e consertei eu mesmo as cenas. Claro que dizia ao animador que estava fazendo isso. Eles pareciam não se importar.

Leonardo Trailer from jim Capobianco on Vimeo.

Back on track!

Olás! Tive um período de correrias por aí, mas voltei para atualizar o blog, agora sim sem pausas :)

Começo com uma série de 10 coisas que Jim Capobianco, um dos grandes animadores da Pixar, aprendeu durante a produção do seu curta Leonardo.