sábado, 23 de agosto de 2008

Simplicidade no Planejamento

Começo com um post bem interessante de Carlos Baena, um grande animador que trabalha atualmente na Pixar:


Eu ouço isso algumas vezes:

“Eu não sei desenhar. Meus desenhos são muito ruins. Por isso não consigo esboçar ou planejar minha cena corretamente.”

Então eu decidi trazer simplicidade para o processo de planejamento. O fato de seus desenhos não serem tão refinados, ou não se parecem com as obras de Picasso, não deve impedi-lo de esboçar sua cena e planejá-la com eficiência. Eu ainda sinto que o esboço da ação é uma das ferramentas que me permite mapear minha cena. Mesmo que eu esteja dependendo bastante da minha referência em vídeo, acho bom ter algumas poses / notas / idéias em um pedaço de papel, perto da cena em que estou trabalhando.

Definitivamente minhas habilidades para desenho não são boas. Isto não me impede de planejar minha cena mesmo que os desenhos sejam traços rápidos ou desenhos muito simples. Pense em um estilo de desenho “boneco de palitinho”. É apenas um círculo, uma linha para a coluna, linhas para os braços, pernas... e se ajudar, duas linhas uma para os ombros e outra para a cintura para ver como elas se relacionam entre - si.

Gostaria de mostrar alguns exemplos de esboços simples. Às vezes, apenas um simples rabisco ou linha será suficiente para mostrar a idéia de atuação em uma cena ou de um movimento físico. É importante representar coisas como a linha de ação da coluna quando se planeja a cena.O mais importante é focar na IDÉIA...e mostrá-la através de um desenho simples não importando quão bom ou ruim o desenho é. Dependendo do design, pode-se simplificar desenhando círculos e quadrados.


Isto está muito bem representado na próxima imagem, de um cartaz com posturas de ioga que achei na internet. Veja como cada pose é lida quase que imediatamente. Novamente, está apenas usando um “boneco de palitinho” e uma pequena linha representado o nariz e para onde a cabeça está apontada.



Para finalizar eu gostaria de mostrar um dos meus exemplos favoritos de esboços incríveis onde idéia, escolhas, entretenimento e pose são prioridades, e não os detalhes. Esses são esboços de Tasha Harris, animadora da Pixar que trabalhou em Toy Story 2 (obrigada Tasha por me deixar usar esse material). Isto pra mim é um ótimo exemplo de como é fácil a leitura da cena, a atuação, o status e a personalidade de ambos os personagens Woody e Jessie, sem perder tempo com os detalhes do desenho.
Algo para se ter em mente quando for planejar suas cenas.
Espero que tenha ajudado.
________________________
Traduzido de : Simplicity in Planning , Carlos Baena, 10/08 - http://www.carlosbaena.com/

eeeeeeeeeeeee já!

olás!

criei este blog para ajudar a levar as dicas sobre animação pra perto dos animadores que falam o bom e velho português. A idéia é descomplicar a vida dos animadores que deixam passar muita informação bacana sobre animação 3d por não falar inglês. E também para aqueles que falam um pouco mas que a leitura leva um tempo maior e sempre tem aquela palavrinha chata que você não faz a menor idéia do que significa e está no título do post! rsrsrs

Vou postar as matérias, entrevistas, posts em português, com a prévia autorização dos autores, claro!

Se tiverem alguma sugestão de matérias que gostariam que fossem traduzidas é só falar, que tentarei a autorização para traduzir e postar :)

Abs,

Vivi